Design de hipermídia

Hipermídia = Hipertexto + Multimídia, interação é a palavra-chave.

Nas mídias impressas, televisivas e outras, normalmente o público é mero receptor da mensagem. Já na hipermídia, ou mídia interativa o público exerce sua influência, tem a possibilidade de interagir.

O usuário ou interator, escolhe o que, quando ver e o grau de complexidade de acordo com o seu interesse, numa estrutura não-linear feita de texto em forma visual, texto em forma de áudio, imagens, sequências de video, animações, música e som.

Isto é novo e vai além dos limites do design gráfico tradicional. Trata-se do cenário, do ambiente para o usuário e tem a ver com o manuseio de variáveis de percepção e estética.

Os avanços tecnológicos, proporcionam, cada vez mais, uma série de recursos e possibilidades que garante maior liberdade aos designers. Ainda assim, o usuário e suas relações devem ser o foco principal de atenção em um projeto.

Design de hipermídia não pode ser resumido a meras questões técnicas para se implementar novos equipamentos e ferramentas, tão pouco para se decorar projetos com "íconezinhos" ou "corzinhas".

Novas tecnologias geram novas linguagens.

Em projetos de hipermídia devemos considerar 3 diretrizes básicas:

  1. Linguagem projetual: prever, pensar e envolver a configuração e organização das informações visando solucionar um problema;
  2. Questões técnicas, de programação, de processamento de dados, das características do sistema que são as bases para uma estrutura bem estabelecida;
  3. Pesquisas: de conteúdo, de comunicação visual, perceptivas, interatividade, navegabilidade e de design da informação.

Design de hipermídia está ligado diretamente a um universo que relaciona a cultura, a informação, a linguagem, a tecnologia, a interdisciplinaridade e a possibilidade de transdisciplinaridade¹ .Neste campo, ocorrem plenamente estas relações, como nunca antes se viu, ampliando os horizontes do conhecer, do fazer e do produzir design.

¹ A transdisciplinaridade é uma abordagem que passa entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade. (fonte wikipedia)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Twitter (@marioontivero)

Error: Please make sure the Twitter account is public.

Comunidade Tableless

Proud member of Comunidade Tableless, a FeedBurner Network.

my del.icio.us

RSS Webinsider

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

%d bloggers like this: